Escoliose




O que é Escoliose ?


O termo escoliose provém do grego e significa curvatura. É definida como uma deformidade que atinge a coluna vertebral


 A escoliose é classificada Quanto à localização que pode ser Cervical, Cervicotorácica, Torácica, Toracolombar , Lombar e Lombo-sacra. E a curva pode ser Primária ou Secundária


 A primária é a curva principal, de maior amplitude e alteração estrutural (inclinação e rotação do corpo vertebral). A secundária é a curva de compensação.

A etiologia da escoliose pode ser Idiopática, Paralítica, Congênita, Secundária à neurofibromatose, Póstraumática ,Postural, Antálgica - e outras.

Para identificar se você tem escoliose, é realizado o TESTE DE ALLIS

 Paciente fica na posição ortostática, e solicita-se que faça flexão da coluna lombar, mantendo os joelhos em extensão, de maneira a tocar a ponta dos dedos das mãos nos dedos dos pés. Na escoliose, identifica-se o seu desalinhamento e a gibosidade costal.
 


Escoliose idiopática


 A escoliose idiopática é a mais comum, em 80% dos casos, sem causa definida. Está relacionada ao desenvolvimento musculoesquelético. Habitualmente, não determina dor, exceto na idade adulta (associada à artrose vertebral). Apresenta-se geralmente em forma de “S”, com uma curva primária e outra secundária, de compensação. 

Colete para escoliose



 O Colete é utilizado para as escolioses entre 20 e 40 graus, com utilização de 23 horas por dia. 

 
O colete de Milwaukee é universalmente utilizado para o tratamento da escoliose (utilizado nas escolioses altas (dorsal, dorsolombar) e hipercifose postural.

  


Escoliose tem cura ?


A cura vai depender da gravidade da curvatura.  Sendo que a escoliose pode ser tratada e corrigida através da fisioterapia, onde irá alongar a musculatura retraída (do lado da concavidade) e hipertrofiar a musculatura alongada (do lado da convexidade), objetivando o equilíbrio muscular e a correção da deformidade.

 

Escoliose tratamento ?


 A escoliose deve ser avaliada e tratada, como já mencionado anteriormente, pode ser utilizado o colete e sessões de fisioterapia, que irão ajudar na correção da deformidade.

Em alguns casos será necessário a realização de cirurgia, como para as escolioses com potencial de crescimento, angulação maior do que 40 graus Cobb, que não respondem ao tratamento conservador e que são progressivas e para os pacientes sem potencial de crescimento, portadores de curvas acentuadas (associadas a grave comprometimento estético ou alterações vasculares, respiratórias e/ou nervosas por compressão).
 

Exercícios para escoliose


No tratamento para escoliose, pode ser utilizado o método Klapp. que consiste no relaxamento,

 


 Engatinhar  perto  do  chão




  Deslizamento  horizontal
 


Deslizamento lateral
 



Engatinhar  lateral

 Arco  grande
 


 Virar  o  braço 

 

 

Grande curva


 

Imagens retiradas do artigo
Livro: Ortopedia e Traumatologia por Antonio Francisco Ruaro

 

Postar um comentário

0 Comentários