Artrite reumatoide

 Artrite reumatoide


 A  Artrite reumatoide e uma doença autoimune sistêmica comum, o  desenvolvimento  da   Artrite reumatoide pode ser influenciada  por diversos fatores, como  hormonais,  ambientais  e  imunológicos,  que  atuam  em  conjunto  sobre  indivíduos  geneticamente  suscetíveis. Sabe-se que a AR afeta três vezes mais  mulheres  do  que  homens.

Importante saber que o consumo do cigarro pode elevar ao aparecimento de nódulos reumatoides, bem como pode alterar o limiar da dor percebida pelo paciente.

A fisiopatologia da AR é resultante da ação das células T e B autorreativas, que levam à sinovite (inflamação da membrana sinovial), à infiltração celular e a um processo desorganizado  de  destruição  e  remodelação  óssea.

A AR foi caracterizada como uma doença agressiva  e  associada  ao  aumento  da  morbidade  e  mortalidade dos pacientes, por isso é muito importante o paciente procurar ajuda!

Artrite Reumatoide sintomas


Edema, dor e calor local são características das articu-lações afetadas, que podem ainda apresentar rubor local. Deformações articulares ocasionadas por inflamação per-sistente, como boutonnière ou em “pescoço de cisne”, são características da AR não tratada.

Deformação em “pescoço de cisne”

Nódulos reumatoides em cotovelo

Além  dos  sintomas  articulares,  também pode ocorrer em  aproximadamente  50%  dos pacientes,    a  síndrome  de  Sjögren que é um Distúrbio do sistema imunológico caracterizado por olhos secos e boca seca.

Tratamento para artrite reumatóide

Atualmente, o tratamento da AR consiste na adoção de diversas medidas, que incluem a educação do paciente e terapias psico-ocupacionais e medicamentosas, visando à remissão do processo inflamatório.

O tratamento da AR é tido atualmente como um processo contínuo e complexo que requer o acompanhamento periódico do paciente e  monitoramento de efeitos colaterais e avaliação da capacidade funcional do paciente.

A fisioterapia é muito importante nesse processo, onde quem sofre da Artrite reumatoide, pode estar usufruindo das seguintes modalidades, como  a hidroterapia, a cinesioterapia, a terapia manual e a eletrotermofototerapia, onde tem sido indicadas no tratamentos apresentando resultados muito satisfatórios.

Agora abaixo alguns motivos para você procurar um profissional habilitado para te ajudar a melhorar a sua qualidade de vida:

As condutas fisioterapêuticas podem ser eficazes na diminuição da dor e da rigidez matinal, melhora da mobilidade articular, redução quanto ao uso de medicamentos, retardo do aparecimento das deformidades, manutenção e ganho da força muscular, amplitude de movimento, condicionamento
cardiovascular, melhora da postura e da qualidade de vida do indivíduo.

Porém, não há um único tratamento totalmente eficaz na AR, reforçando assim, a necessidade da interação de uma equipe multiprofissional nos cuidados ao portador da doença.


Artrite reumatoide juvenil

Artrite reumatoide cid

Para maiores informações, leia o artigo:
Artrite reumatoide: uma visão atual  
Abordagem fisioterapêutica de pacientes com artrite reumatoide: revisão de literatura
 

Postar um comentário

0 Comentários