Classificação dos ossos

Classificação dos ossos:



1. Osso longo. O comprimento do osso longo predomina sob a largura e a espessura. Este tipo consiste de uma diáfise e duas extremidades, que se articulam com outros ossos. As extremidades são alargadas e recobertas por cartilagem hialina. No membro superior, identificam-se como exemplos de ossos longos o úmero, rádio, ulna e os metacarpianos. No membro inferior o fêmur, tíbia, fíbula e os metatarsais.

2. Osso curto. As três dimensões do osso curto, ou seja, comprimento, largura e espessura são praticamente iguais. Estes possuem formato aproximadamente cubóide e são encontrados nos punhos e tornozelos.

3. Osso chato. No osso chato a largura e o comprimento predominam sobre a espessura. Eles são formados por duas placas de osso compacto, com osso esponjoso e medular. Destacam-se o esterno, costelas, escápula e os encontrados
na parte superior do crânio.

4. Osso irregular. Os irregulares possuem formatos peculiares. As vértebras, os ossos da face, os ossos da base do crânio e os ossos da pelve caracterizam-se como ossos irregulares.

Classificação das articulações:

1. Sinartrose. Articulação imóvel.
2. Anfiartrose. Movimento limitado.
3. Diartrose. Articulação de grande amplitude de movimentos.

Postar um comentário

0 Comentários