Diástase Abdominal

O que é Diástase Abdominal ? fotos


A diástase ocorre no músculo reto abdominal, onde consiste no afastamento da musculatura abdominal que ocorre durante a gestação e persiste no período puerperal, ou seja no pós parto, onde pode gerar desconforto e dores lombares.

Isso acontece porque durante a gravidez, o corpo da mulher sofre diversas modificações que irão exigir adaptações do organismo que, quando isso não ocorre, podem gerar prejuízos.

Em grande parte das gestantes acometidas, a separação dos músculos é nítida, podendo variar entre 2 a 10 centímetros.


Diástase abdominal pós parto


Durante a gravidez, os músculos abdominais, mais especificamente os musuclos do tanquinho se esticam para permitir espaço para o seu bebê crescer. A diástase do reto é quando esses músculos da barriga se alongam demais durante a gravidez e separaram a linha média.

diástase abdominal cirurgia


O que causa a diástase do reto?

• A Diástase é mais comum na gravidez, e o  risco pode aumentar em casos de gêmeos ou fertilização in vitro, devido ao aumento do tamanho e da elasticidade do tecido.

E a Diástase tambem pode surgir devido:

• Muitos anos de carregamento / levantamento abdominal com pouca técnica.
• Esforço crônico
• Obesidade
• Hipermobilidade
• Gestações múltiplas

Como posso saber se tenho diástase ?

Deite-se, com os joelhos dobrados e os pés no chão. Coloque o queixo na direção do peito e levante delicadamente a cabeça e ombros acima do chão. Se você tiver Diástase poderá ver sua barriga da seguinte forma:





Diástase abdominal tratamento 


Sabemos que fisioterapia é de extrema importância, tanto para a prevenção como no tratamento da Diástase Abdominal, onde a fisio irá trazer muitos benefícios para as mulheres acometidas como, a diminuição e a prevenção das lombalgias, melhora no condicionamento físico, restrição do ganho de peso, melhora da imagem corporal, além de proporcionar a recuperação física pós-parto.

A fisio também pode utilizar diversos recursos, como o uso da eletroestimulação neuromuscular, a terapia manual, cinesioterapia, ginástica hipopressiva entre outros.


A fisioterapia vai trabalhar no fortalecimento da musculatura abdominal, como por exemplo a contração isométrica dos músculos e também podem ser utilizados exercícios respiratórios com o objetivo de melhorar a relação entre a musculatura abdominal e o assoalho pélvico e a musculatura lombar e o diafragma.

Logo, o fisioterapeuta tem papel fundamental na recuperação do pós parto, visto que exercícios aplicados as tornam mais ativas, reduzindo as chances de problemas futuros.

Exercícios para diástase abdominal pós parto:

Em breve!


Postar um comentário

0 Comentários