Tens fisioterapia para que serve ?

Tens significa, estimulação nervosa elétrica transcutânea, utilizado em dores de origem aguda ou crônico.
O tens transmite uma corrente de baixa frequência a fim de produzir analgesia, onde essa corrente irá ativar a liberação de opióides endógenos como: -B-endorfina, serotonina, encefalinas e na teoria das comportas. 
O tens além de produzir analgesia ele também irá promover o fluxo circulatório local, contrações musculares, drenagem de líquidos, relaxamento muscular e incentivar a regeneração e a cicatrização de diversos tecidos corporais. 1




Afinal o que é DOR ? 


A dor pode ser definida como uma experiência sensorial desagradável, associada a algum dano, sendo um conjunto de desconforto 

As fontes de dor, podem ser cutânea, somática, profunda, visceral e psicogênica. Vamos ver como cada tipo de dor reage:
A dor cutânea está relacionada a pele é uma dor bem acentuada, e em queimação, podendo surgir de repente ou lentamente. 
A dor somática é  uma dor que se irradia a algumas estruturas do corpo, como tendões, músculos, articulações, periósteo e vasos sanguíneos.
A dor visceral tem origem nos órgãos internos, no inicio causa uma dor difusa e depois se torna uma dor localizada, como por exemplo o apendicite.
E temos a dor psicogênica, o individuo sente a dor, porém a causa é mais emocional. 

A dor pode ser aguda ou crônica, sendo que a dor aguda dura em média 6 meses e a dor crônica irá ultrapassar os 6 meses.

Tens fisioterapia como usar ?

O tens é um aparelho, onde possui eletrodos, com frequência de 1-150 Hz, a escolha da frequência tem que ser de acordo com o conforto do paciente, geralmente é de 80 Hz. O local de aplicação tem que estar relacionado com a fonte de dor, exceto as proeminências ósseas. Para a liberação da a-endorfina, o tempo de aplicação deve ser de aproximadamente 20 minutos. 
 

Tens fisioterapia indicações: 

O tens é  técnica com finalidade de produzir analgesia simples e não invasiva. A TENS é usada principalmente para o manejo sintomático da dor aguda e dor crônica. Atua sobre as fibras nervosas aferentes como um estímulo diferencial que "concorre" com a transmissão do impulso doloroso. Ativa as células da substância gelatinosa, promovendo uma modulação inibitória segmentar, e ao nível do SNC (sistema nervoso central), estimula a liberação de endorfinas, endomorfinas e encefalinas. Fonte

Tens fisioterapia Contraindicação:

Pacientes que possuem marca-passo, arritmias cardíacas, dores não diagnosticadas e alergia ao meio de contato ou a corrente.
E importante tomar cuidados com pacientes que estão grávidas, crianças, sobre os olhos e a boca, e a parede anterior do tórax, 


Em caso de dúvidas, procure um especialista.

Postar um comentário

0 Comentários